15 de ago. de 2009

Entendendo I CORÍNTIOS 13...

Texto retirado e adaptado do livro de Jaime Kemp, Antes de dizer SIM!

O AMOR...

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
I co 13.4-7

1. O AMOR É PACIENTE. Este amor custa a ficar zangado ou irritado.Nunca levanta a voz ou perde a calma. Está pronto a suportar o mau trato dos outros. Este amor sabe esperar o tempo certo para cada coisa.

2. O AMOR É BENIGNO. Este amor é muito criativo. Demostra consideração às pessoas. Procura elogiar em vez de criticar. E quando erra, sabe logo e imediato procura se desculpar, pedir perdão.Dedica tempo aos amigos através de atos de bondade.Procura o melhor no relacionamento com os outros. Sempre ver algo positivo nas pessoas.

3. O AMOR NÃO ARDE EM CIÚMES.Não fica ciumento quando outros são promovidos, nem fica inseguro diante de pessoas mais capacitadas, e mais atraentes.Não fica aborrecido quando não recebe atenção especial.

4. O AMOR NÃO SE UFANA. Não procura ser o centro das atenções nas conversas. Não se gaba das suas habilidades, não é ostensivo.

5. O AMOR NÃO SE ENSOBERBECE. Não procura fama para sí mesmo; não precisa ser bajulado para fazer o que é de sua responsabilidade. Não desvia a conversa para atrair para sí mesmo. Não é o centro das atenções. Não é arrogante nem orgulhoso.

6. O AMOR NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE. Não é grosseiro, sarcástico ou cínico. Tem boas maneiras. Respeita os outros e demonstra cortesia.É discreto e sabe a maneira correta de tratar as pessoas em qualquer situação.

7. O AMOR NÃO PROCURA SEUS PRÓPRIOS INTERESSES. Este amor não é "auto-centralizado" mas "outro-centralizado". Quer dizer, eu se considera menos importante e procura saber os interesses dos outros e como podem ser satisfeitos.Não é possessivo com aqueles que ama insistindo na própria vontade ou direitos. Não tem alvos egoístas.

8. O AMOR NÃO SE EXASPERA. Este amor não é melindroso, defensivo ou supersensível. Não fica machucado ou ofendido por coisas mínimas. Não se irrita ou fica facilmente amargurado.

9. O AMOR NÃO SE RESSENTE DO MAL. Ele tem grande capacidade de perdoar alguém que lhe ofendeu. Este amor não guarda uma lista de ofensas cometidas contra ele. Não se vinga, nem ataca quando é criticado ou acusado.

10. O AMOR NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA. Este amor não se regozija secretamente quando os outros falham. Não aproveita a falha dos outros para se promover. Não faz comparações para justificar a própria fraqueza.

11. O AMOR REGOZIJA-SE COM A VERDADE. Este amor alegra-se muito quando a justiça reina, mesmo que outra pessoa receba o elogio que ele merecia. Sempre procura saber a verdade diretamente da própria pessoa e não através de outros.

12. O AMOR TUDO SOFRE. Este amor é capaz de viver em harmonia com as incoerências e inconstâncias dos outros.Pode suportar qualquer tipo de provação ou angústia.Pode entender as fraquezas dos outros.

13. O AMOR TUDO CRÊ. Está pronto a crer no melhor sobre uma pessoa e não procura uma razão para colocar em dúvida a integridade de alguém. Crê na pessoa e no seu valor diante de Deus. Procura sempre pensar positivamente sobre a outra pessoa.

14. O AMOR TUDO ESPERA. Este amor crê que Deus está agindo na vida da outra pessoa. Por isso espera que o melhor acontecerá.Crê que Deus é capaz de escolher a pessoa certa para o casamento porque o futuro está nas Suas mãos. Sempre tem esperança e nunca desânimo.

15. O AMOR TUDO SUPORTA. Não há nada que este amor não possa suportar. Não fica desanimado nem triste.É perseverante.Pode amar sem ser amado. Prevalece contra todos os obstáculos.

Esse é o AMOR ÁGAPE!! AMOR QUE VEM DE DEUS!
Maior até mesmo que a esperança e a fé...



Meire Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário