29 de ago. de 2009

Bujari/Ac - Brasil







Bujari

O município situa-se às margens da BR 364 e sua origem está relacionada ao comércio e ao extrativismo vegetal. Bujari era uma colocação de seringa pertencente ao seringal Empresa, atual cidade de Rio Branco. A urbanização ocorreu paralelamente à construção do trecho da BR 364 entre Rio Branco e Sena Madureira. A localidade, elevada a distrito de Rio Branco em 1979, foi se estabelecendo aos poucos nas margens da rodovia. Com ajuda do exército foi transferida a infra-estrutura básica para um terreno a 500 metros da rodovia.

A elevação a município ocorreu com assinatura de seu decreto de criação no dia 28 de abril de 1992 e oficializado em 1º de janeiro de 1993 com a posse dos Poderes Executivo e Legislativo do município. A sede municipal do Bujari fica a 21 quilômetros da capital Rio Branco. Sua área é cortada por dois rios: o Antimari e o Andirá, que são de suma importância para a vida da população que vive nas suas margens.

Bujari possui hoje a décima nona população do Estado e ocupa o décimo sexto lugar em tamanho de área. A economia local baseia-se no comércio, no extrativismo vegetal, na pecuária e na agricultura de subsistência, com destaque para a piscicultura e a produção de hortaliças. Bujari limita-se ao norte, com o estado do Amazonas; ao sul, com o município de Rio Branco; a leste, com o município de Porto Acre e a oeste, com o município de Sena Madureira.

Nele concentra-se várias áreas de proteção ambiental. Tendo como principal o Parque Nacional:Floresta Estadual do Antimary.

Extraído do site: http://www.acre.ac.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário