13 de out. de 2010

Os propósitos de Deus por trás de seus problemas


Rick Warren.
“ Meus problemas me mudaram para muito melhor – eles me forçaram a aprender com teu livro texto. A verdade de tua boca significa mais para mim do que descobrir uma riquíssima mina de ouro.” Sl 119:71-72 (Trad Livre de Msg)
A vida é uma série de oportunidades para aprendermos a dar soluções a problemas. Os problemas que você enfrenta vão lhe derrotar ou vão lhe desenvolver – dependendo da maneira como você responde a eles.
Infelizmente, a maioria das pessoas falha em perceber como Deus quer usar os problemas para o bem de suas vidas. Reagem de modo tolo, com ressentimentos diante dos problemas, em vez de dar uma parada para refletir sobre os benefícios que os problemas podem trazer.

Aqui estão cinco maneiras como Deus quer usar os problemas em sua vida:
1.      Deus usa problemas para DIRIGIR você –
Algumas vezes Deus toca fogo perto de você para lhe fazer movimentar-se. Geralmente os problemas nos apontam para uma nova direção e nos motivam a mudar. Deus está tentando chamar sua atenção? “Algumas vezes precisamos passar por situações doloridas para mudar nosso pensamento". Pv. 20:30 (Trad Livre de GN)

2. Deus usa problemas para INSPECIONAR você –
As pessoas são como sachês de chá … Se você deseja saber o que há dentro deles, coloque-os na água fervente! Deus já testou sua fé através de um problema? O que os problemas revelam a seu respeito? "Quando você passa por vários tipos de problemas, deve encher-se de alegria, porque você sabe que isso é um teste para sua fé, e isso vai lhe dar paciência." Tg 1:2-3 (Trad Livre de NCV)

3. Deus usa problemas para CORRIGIR você –
Aprendemos algumas lições somente através de sofrimentos e falhas. É como no seu tempo de criança quando seus pais diziam para você não tocar no fogão quente. Mas você aprendeu a obedecer quando se queimou. Algumas vezes nós só aprendemos o valor de alguma coisa – saúde, dinheiro, relacionamentos – quando os perdemos. "Foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido, por causa disso aprendi a dar atenção as tuas leis". Sl 119:71-72 (BV)

4. Deus usa problemas para PROTEGER você –
Um problema pode ser uma bênção se serve para protegê-lo de ser machucado por algo mais sério. No ano passado, um amigo meu, foi demitido por ter se recusado a fazer uma coisa antiética que seu chefe pediu para ele fazer. Ficar desempregado foi muito duro para ele, mas isso evitou dele ser preso, um ano depois, quando as falhas de seu chefe foram descobertas. "Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem…." Gn 50:20 (NVI)

5. Deus usa problemas para APERFEIÇOAR você –
Problemas, quando resolvidos corretamente, são construtores do caráter. Deus está muito mais interessado em seu caráter do que em seu conforto. Seu relacionamento com Deus e seu caráter são as únicas duas coisas que você vai levar para a eternidade.
" Podemos nos alegrar quando estamos envolvidos em problemas… eles nos ajudam a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve a força do caráter em nós e nos ajuda a confiar mais em Deus todas as vezes que precisamos, até que finalmente nossa esperança e fé estejam prontas e fortalecidas". Rm. 5:3-4 (BV)
Aqui está a questão: Deus está no controle de sua vida – mesmo quando você não reconhece ou compreende. Mas é muito mais fácil e lucrativo quando você coopera com Ele!



Nenhum comentário:

Postar um comentário