26 de jul. de 2010

Está desmotivado?

Derivada do latim motivus, a palavra motivação assumiu o significado de “tudo aquilo que causa ou determina uma ação”. Nas últimas décadas ela tem sido o tema de muitas pesquisas no mundo inteiro e apesar disso ainda é difícil explicar como essa força nasce dentro de nós.

Nos dias atuais a motivação é uma necessidade, uma moeda valiosa na sociedade em que vivemos. Por isso os livros de auto-ajuda são os mais vendidos. A procura por terapias também nunca foi tão grande. É cada vez maior o número de homens e mulheres que buscam nos consultórios motivação pessoal, sentimental e profissional.

O mercado de trabalho já não tem mais espaço para pessoas desmotivadas, que só enxergam os problemas e nunca apresentam soluções. As empresas procuram os motivados, porque descobriram que eles trabalham felizes e assim rendem mais.

Talvez você tenha começado 2010 motivado, cheio de expectativas, como um corredor que inicia uma maratona para vencer. A largada foi em grande estilo, você saiu na frente, mas aos poucos foi ultrapassado e seus objetivos ainda não foram alcançados. Com isso, o sorriso que era espontâneo lá no começo, hoje já não está mais no seu rosto. Parece que você não correu nada e que continua parado no mesmo lugar. O pior é que o cansaço aumenta a cada passo. E agora? Como encontrar forças para continuar essa corrida que está apenas pela metade?

Se você olhar ao lado vai perceber que tem uma grande torcida que acredita na sua vitória. E no meio dela está o seu Treinador. Ele está gritando seu nome. Olhe apenas para Ele e ouça a sua voz: “Não pare, continue”. “Não olhe para os que estão à frente, apenas faça sua parte”. “Se esforce mais um pouquinho e irá conseguir”. “Eu te treinei e por isso acredito que você será o campeão”.

Mesmo que nada do que você esperou aconteceu nesse primeiro semestre, e isso o deixou frustrado, é necessário reencontrar a motivação para continuar. Um novo semestre começou agora e isso significa que você tem mais meio ano pela frente. Se a sua motivação já acabou, olhe para seu Treinador e busque Nele as palavras para continuar.

Paz e sucesso!

::Juliano Matos
lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário