12 de set. de 2009

O temperamento Sanguíneo

Na classificação dos quatros temperamentos, o sanguíneo, dentre outras características, é comunicativo, destacado e entusiasta. Por outro aspecto, é volúvel, indisciplinado e impulsivo.

Um personagem bíblico que se encaixa nesse perfil é Pedro, pelas características exibidas por ele, tais como, calor e profundidade em suas emoções e ação dinâmica, estilo vibrante, decisivo e falante. Seu estilo pessoal indicava ainda ser uma pessoa sincera, entusiasmada, companheiro para todas as horas e bastante desinibido.

Encaixa-se no perfil do Temperamento Sanguíneo por demonstrar-se uma pessoa amável, simpática, com fácil adaptação ao meio ambiente. Generosidade, compaixão, inquietação, egoísmo e instabilidade emocional também são características presentes.

Os sanguíneos têm maior dificuldade até para se descobrirem como tal, isto porque sua capacidade de autoanálise, introspecção e análise são reduzidas. Podem perder oportunidades importantes em suas vidas justamente pela falta de senso ao julgá-las.

Descrevendo algumas características apresentadas na comparação feita na figura de Pedro no livro Temperamentos Transformados, percebemos a impulsividade através dos atos impensados e de até uma valentia expressa, embora no fundo seja uma pessoa medrosa. Tem estilo daquele que "atira antes de saber o alvo, que salta do barco antes de olhar, fala demais quando não sabe o que fazer ou de faz algo sem medir consequências". Há também crises de arrependimento, justamente por fazer algo sem medir consequências ou sem agir com julgamento das situações.

De natureza extrovertida, mostra-se falante, quando, por muitas vezes, deveria manter-se calado. Mas para evitar o silêncio, parte a "disparar sua falta, sem parar". Sugere até loquacidade, verborragia. Esta desinibição pode ser mal compreendida, mas nada mais é do que a capacidade que possui de ser aberto e livre em sua forma de demonstrar sentimentos e ações. De forma geral, ao falar, pode tornar qualquer coisa interessante aos ouvidos, mesmo que improvisando.

É ainda uma pessoa generosa, com atos de compaixão, porém, por ser inseguro e unir a esta característica a necessidade de projeção pessoal, pode fazer atos em próprio interesse.

Levados pelas circunstâncias do momento, o sanguíneo pode se tornar uma pessoa antipática, pois acha que sempre aquilo que possui/tem é o melhor, o maior, e, falando demais, "enforca-se" e ganha antipatias dos demais. É uma pessoa que age de forma performática, parecendo até encenação; não possui natureza humilde e necessita de reconhecimento.

Pode assumir compromissos e não cumpri-los quando houver necessidade de assumir uma situação embaraçosa ou sofrer penalidades, ou ainda, sofrer pressão (algo que não suporta facilmente). Passa a impressão de ser forte, dominador e controlador da situação, mas, na verdade, é altamente influenciável e necessita do relacionamento e aceitação das demais pessoas. Para ser aceito, pode agir distintamente com grupos de pessoas, tendo atitudes diferenciadas em cada grupo.

Este Temperamento assume posições e opiniões precipitadamente sendo muito difícil demovê-los destes pensamentos, uma vez assumidos. Chegam a pensar de forma preconceituosa e dificilmente conseguimos mudar suas ideias.

O sanguíneo possui tendência a um comportamento sarcástico, expondo tudo aquilo que lhe vem à cabeça, sem medir com quem nem como fazem isto e podem machucar seus amigos, ainda podendo ser rude e impaciente.

Outra tendência identificada é a dificuldade em assumir posições de liderança por uma postura mais imatura; além da dificuldade para manter o comando do grupo mesmo em situações mais delicadas.


Áreas de atuação profissional:

Áreas que tenham contato com público, tal como vendas, jornalismo, dramaturgia (ator/atriz), publicidade, direito, cargos de coordenação/direção ou educação.


Competências Positivas:

  • Capacidade de Comunicação: extrovertidos, falantes e dotados de grande facilidade de comunicar-se e fazer com que o público volte sua atenção para eles.
  • Empatia: coloca-se no lugar do outro, dotado de grande compaixão e sensibilidade por pessoas e suas causas.
  • Relacionamento Interpessoal: estabelece, com facilidade, relacionamento com os demais.


Pontos a Melhorar:

  • Impulsividade/Precipitação: age com imediatismo, necessitando dosar e canalizar esta ação de forma positiva e ser mais comedido em algumas situações.
  • Indisciplina: adotar métodos em suas ações para que não sejam vagas.
  • Egocentrismo: cuidar para que suas ações não sejam feitas ao seu favor.
  • Instabilidade emocional: reage de forma muito emocional.

FORÇAS FRAQUEZAS
Cordial, eufórico, vigoroso; Vive para o presente, conseqüentemente, tem a tendência de ser otimista; Bom companheiro; Receptivo por natureza; Natureza apaixonada, emotiva, espontânea, bondosa; Compreensivo - consegue sentir, verdadeiramente, as alegrias e tristezas dos indivíduos com quem convive; Comunicativo - gosta do convívio social. É a vida do grupo pelo seu jeito alegre e folgazão. Simpático; Crédulo; Possui um repertório inesgotável de casos interessantes e os narra dramaticamente; Fala antes de pensar, mas sua franca sinceridade desarma muitos dos seus interlocutores, obrigando-os a reagir com a mesma disposição de espírito; Amável, amistoso e compassivo. Pouco prático; Desorganizado;

Agitado, barulhento; Raramente é bom estudante, devido a seu espírito inquieto;Indisciplinado; Ânimo fraco (não é resoluto ou leal); Não conhece as suas limitações; Medroso; Exagerado; Egoísta; Volúvel; Impulsivo; Inseguro; Egocêntrico; Emocionalmente instável.


http://wiki.cancaonova.com/index.php/Sangu%C3%ADneo

Um comentário: