também aprecio muito....
Sinopse sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 10 anos - Baseada nas escalas de desenvolvimento Brunet e de Arnold Gesell | |||
Idade | Desenvolvimento motor e de postura | Desenvolvimento intelectual | Desenvolvimento social |
1o mês | Deitado de bruços ajeita a cabeça para poder respirar. Aperta firmemente um dedo que lhe é oferecido. Postura característica: membros flexionados, cabeça oscilante, mãos fechadas. | Atividade reflexa dominante (por ex. :sucção). Percepção visual boa só de perto, falta acomodação visual. | Fixa o olhar num rosto que se aproxima. Pára de chorar quando a mãe se aproxima ou ao ouvir sua voz .Pequenos sons guturais. Sorri ao ouvir voz humana, reconhece a mãe pelo seu aroma. |
2o mês | Suga o polegar ou um dos dedos, brinca com a língua Reproduz sons (tosse, risos).Olha as próprias mãozinhas .Segue com os olhos uma pessoa ou objeto que se desloca Pára de chorar e se anima ao ver a mamadeira. | Faz gestos fisionômicos ao se aproximar um rosto humano .Sorri ao ver um rosto humano. Fica imóvel ao ouvir voz conhecida. Emite gorjeios. | |
3o mês | Firma a cabeça. Muda de posição quando deitado de lado, ficando sobre as costas. Agarra o lençol e puxa-o para si. | Balbucia, faz vocalizações prolongadas Sorri a todos que se aproximam sorrindo para ele. Troca olhares com a mãe, reconhece-a visualmente. | |
4o mês | Aparecem as gargalhadas .Reage à chamada de seu nome girando a cabeça. Grande riqueza de emissões vocais, arrulhos. | ||
5o mês | Começa a sentar com apoio e mantém as costas retas. Segura um objeto, agarra-o quando está ao seu alcance. | Age sobre os objetos: bate os brinquedos contra a beira da cama e começa a se interessar realmente por eles. Encontra um objeto escondido, se tem uma parte visível. Começa a imitar gestos. Manifesta-se no momento certo para chamar a atenção (por exemplo, já desperto só chora ou ri quando percebe que a mãe já se levanta) .Sorri diante de um espelho. | Ri e emite sons ao brincar. Solta gritos de alegria.Começa a utilizar contatos físicos para se comunicar com outras pessoas (agarra com as mãos, apalpa.) |
6o mês | Fica sentado por longo tempo com apoio. Pega os pés com as mãos. | Distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Modula suas emissões vocais tendendo a limitá-las aos sons ouvidos da mãe. | |
7o mês | Fica sentado alguns momentos sem apoio. Arrastando-se desloca-se do lugar .Segura pequenos objetos na palma da mão após havê-los puxado para si, os dedos ?em forquilha? Consegue segurar um objeto em cada mão | ||
8o mês | Participa ativamente de brincadeiras como ?achei...? E troca sinais com os adultos. Adora morder. Tem reações de inquietação ou indecisão face a pessoas estranhas | ||
9o mês | Fica parado em pé sozinho e se segura. Engatinha ou anda com os quatro membros.Segura pequenos objetos entre o polegar e o indicador. | Articular a 1a palavra (de duas sílabas) Reage corretamente a certas palavras familiares (me dá, pega...) Reconhece seu nome e os dos familiares. | |
10o mês | Age intencionalmente: levanta a coberta para pegar o brinquedo que ficou por baixo dela. Reproduz movimentos que não pode ver pessoalmente (mexe os olhos, a boca...) .Começam os brinquedos de encaixar. | Procura imitar os sons que ouve. Compreende certas proibições. | |
11o mês | |||
12o mês | Bom equílibrío sentado, consegue se voltar para um lado, inclinar-se Início do caminhar, seguro por uma mão, por exemplo. Solta os objetos, quando solicitado. | Repete gestos ou atitudes que provocaram risadas. Emite, pelo menos, três palavras diferentes. | |
15o mês | Anda sozinho .Ajoelha-se só Sobe escadas com os quatro membros. | Brinca com as mãos diante do espelho (bate palmas, estuda os movimentos). | Início da autonomia, anda, bebe líquidos sem ajuda... Procura insistentemente a participação da mãe em suas atividades e experiências Usa qualificativos ligados a sua experiência (bom, ruim...) Emite uma dezena de palavras, entende uma vintena delas ao menos... |
18o mês | Fica sentado sozinho numa cadeira. Sobe e desce escadas segurando-se no corrimão.Começa a saltar sobre os dois pés. | Atos coordenados mais complexos: pode, por exemplo, à distância, puxar um objeto pelo cabo ou puxar a coberta que cobre um brinquedo. Estuda os efeitos produzidos por suas atividades: deixa um objeto cair de várias formas ?para ver? (faz o mesmo com a água) .Transporta blocos de construção pela casa, bate-os uns contra os oufros, constrói uma torre com 3 ou 4 cubos. Faz rabiscos espontâneos.Reage como se se evitasse diante do espelho: volta-se de costas, foge... | |
2 anos | Corre e bate numa bola sem perder o equilíbrio. Empilha objetos em equilíbrio. | Começa a refletir para resolver pequenos problemas. Sabe que os objetos estão ali, mesmo se não os vê, através da representação mental. Imita algum gesto mesmo que não haja modelo reconhece-se no espelho .Alinha os blocos de construção e enche carrinhos com blocos. | Chama-se pelo próprio nome. Participa da arrumação de suas coisas. Começa a utilização sistemática do ?não?, forma de se afirmar opondo-se ao que o cerca. Constrói frases de 2 palavras, consegue construir frases negativas e interrogativas .Entende cerca de 300 palavras. Comunica-se com gestos, atitudes, mímica, sobretudo com outras crianças. |
2,5 anos | Tenta se equilibrar num só pé. Consegue carregar um copo cheio de água sem derrubá-lo. | Faz construções verticaís e horizontais com blocos de construção. | Emprega o eu? e o ?meu? Participa ativamente do ato de se vestir. Começa a dispensar as fraldas noturnas. Comunica-se com seus semelhantes através de atitudes e gestos. |
3 anos | Sobe escadas colocando um pé de cada vez no degrau (só ao subir). Consegue se manter em pé sobre uma única perna Anda de triciclo. | Sabe dizer qual é seu sexo Desenha círculos, começa a desenhar um bonequinho. Enumera os elementos que compõem uma ilustração. Interessa-se pelo nome dos objetos .Constrói edifícios com blocos de construção de formas e tamanhos variados, combina-os com trenzinhos, diverte-se mais ao construir do que com a obra acabada | Em geral já não precisa de fraldas, tanto de dia como à noite. Início do uso de meu cãozinho? e do advérbio de lugar (dentro, sobre...) Entende mais de 1000 palavras, pergunta o nome dos objetos Integra progressivamente artigos, pronomes, advérbios à sua fala. Crise de personalidade: opõe-se vigorosamente aos outros, para se afirmar. |
4 anos | É capaz de copiar um quadrado, conhece 4 cores Sabe dizer sua idade Faz construções complicadas com blocos, combina-os com os móveis para representações teatrais, faz construções em comum com outras crianças. | Aparecem os medos infantis que se diversificam e vão se tornando, progressívamente, medos abstratos(medo da morte, de falhar..) Estuda o efeito de sua mímica sobre os outros. Conhece ao menos uma quinzena de verbos de ação. Diverte-se com palavras que lembram sujeira (cocô). | |
6 anos | Sabe fazer duas colunas iguais com fichas. Reconhece sua mão direita ou esquerda. Conta até 10 Distingue manhã e noite .Faz cópias de modelos com blocos de construção, usa os blocos para construir e imaginar situações. | Manifesta interesse pelas atividades escolares. Começa o aprendizado da leitura .Domina completamente o sistema fonético .Define o objeto pela utilização. | |
7 anos | Gosta de fazer pequenas coleções .Aumenta seu interesse por dinheiro: conhece o nome das diferentes moedas. | Tem noções simples e generalizadas sobre a bondade e a maldade. Tem mais facilidade em decidir, acolher e adotar resoluções simples Põe em dúvida solicitações dos adultos: ?Por que devo fazer isso?" Responde ?já vou...." e adia solicitações. Chora quando criticado ou quando se sente ofendido. Abandona o jogo atirando as peças, quando percebe que perdeu. | |
8 anos | Aumenta seu interesse por pessoas e lugares distantes no tempo e no espaço. Gosta de obter, possuir e trocar objetos. Quer ter um lugar para guardar suas coisas. Sabe quanto dinheiro tem, planeja o que vai comprar | Tem mais consciência de si mesmo como pessoa. Dramatiza. Parece considerar-se o centro da cena. Quer que o adulto faça parte de seu mundo. É mais responsável por suas atitudes. | |
9 anos | Atarefado com suas preocupações, converte-se em ?trabalhador? Faz listas de interesses Pensa no futuro, na história. Interessa-se por aparelhos mecânicos, elétricos, animais Adora fazer coisas. Faz coleções complicadas, classifica-as cuidadosamente. Quer saber quanto custam os objetos .Gosta de música, cinema, TV; livros e estórias em quadrinhos e videogames dominam seus interesses. | Mais responsável, pode ter a chave da casa, entrar e sair, fazer compras simples, avisar pelo telefone. Começa estabelecer diferenças. Individuais de criança a criança, evidenciam-se sua individualidade e personalidade. | |
10 anos | Gosta de patinar, pintar, jogar Tem desejos materiais Programa o que quer fazer nas férias. Começa a pensar no futuro profissional:?vou ser médico?, jogador de futebol? Músico?Cantor?Ator...? Quer ter uma bicicleta, um caozinho. As meninas pensam em ser professoras, escritoras, atrizes,cantoras. | As meninas parecem um pouco mais maduras. A justiça é sumamente importante. Quando tem culpa trata de transferi-la aos irmãos ou outro companheiro de travessuras .Discute para impor seu ponto de vista. Forma e participa de "turmas". |
Nenhum comentário:
Postar um comentário