23 de set de 2009

Fases do desenvolvimento da Criança

Todo(a) pedagogo(a), gosta desta área: estudar a criança em seu universo...
também aprecio muito....

Sinopse sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 10 anos - Baseada nas escalas de desenvolvimento Brunet e de Arnold Gesell

Idade
Desenvolvimento
motor e de postura
Desenvolvimento
intelectual
Desenvolvimento
social
1o mês
Deitado de bruços ajeita a cabeça para poder respirar. Aperta firmemente um dedo que lhe é oferecido. Postura característica: membros flexionados, cabeça oscilante, mãos fechadas.Atividade reflexa dominante (por ex. :sucção). Percepção visual boa só de perto, falta acomodação visual.Fixa o olhar num rosto que se aproxima. Pára de chorar quando a mãe se aproxima ou ao ouvir sua voz .Pequenos sons guturais. Sorri ao ouvir voz humana, reconhece a mãe pelo seu aroma.
2o mês

Suga o polegar ou um dos dedos, brinca com a língua Reproduz sons (tosse, risos).Olha as próprias mãozinhas .Segue com os olhos uma pessoa ou objeto que se desloca Pára de chorar e se anima ao ver a mamadeira.Faz gestos fisionômicos ao se aproximar um rosto humano .Sorri ao ver um rosto humano. Fica imóvel ao ouvir voz conhecida. Emite gorjeios.
3o mês
Firma a cabeça. Muda de posição quando deitado de lado, ficando sobre as costas. Agarra o lençol e puxa-o para si.Balbucia, faz vocalizações prolongadas Sorri a todos que se aproximam sorrindo para ele. Troca olhares com a mãe, reconhece-a visualmente.
4o mês

Aparecem as gargalhadas .Reage à chamada de seu nome girando a cabeça. Grande riqueza de emissões vocais, arrulhos.
5o mês
Começa a sentar com apoio e mantém as costas retas. Segura um objeto, agarra-o quando está ao seu alcance.Age sobre os objetos: bate os brinquedos contra a beira da cama e começa a se interessar realmente por eles. Encontra um objeto escondido, se tem uma parte visível. Começa a imitar gestos. Manifesta-se no momento certo para chamar a atenção (por exemplo, já desperto só chora ou ri quando percebe que a mãe já se levanta) .Sorri diante de um espelho.Ri e emite sons ao brincar. Solta gritos de alegria.Começa a utilizar contatos físicos para se comunicar com outras pessoas (agarra com as mãos, apalpa.)
6o mês
Fica sentado por longo tempo com apoio. Pega os pés com as mãos.Distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Modula suas emissões vocais tendendo a limitá-las aos sons ouvidos da mãe.
7o mês
Fica sentado alguns momentos sem apoio. Arrastando-se desloca-se do lugar .Segura pequenos objetos na palma da mão após havê-los puxado para si, os dedos ?em forquilha? Consegue segurar um objeto em cada mão
8o mês

Participa ativamente de brincadeiras como ?achei...? E troca sinais com os adultos. Adora morder. Tem reações de inquietação ou indecisão face a pessoas estranhas
9o mês
Fica parado em pé sozinho e se segura. Engatinha ou anda com os quatro membros.Segura pequenos objetos entre o polegar e o indicador.Articular a 1a palavra (de duas sílabas) Reage corretamente a certas palavras familiares (me dá, pega...) Reconhece seu nome e os dos familiares.
10o mês

Age intencionalmente: levanta a coberta para pegar o brinquedo que ficou por baixo dela. Reproduz movimentos que não pode ver pessoalmente (mexe os olhos, a boca...) .Começam os brinquedos de encaixar.Procura imitar os sons que ouve. Compreende certas proibições.
11o mês


12o mês
Bom equílibrío sentado, consegue se voltar para um lado, inclinar-se Início do caminhar, seguro por uma mão, por exemplo. Solta os objetos, quando solicitado.Repete gestos ou atitudes que provocaram risadas. Emite, pelo menos, três palavras diferentes.
15o mês
Anda sozinho .Ajoelha-se só Sobe escadas com os quatro membros.Brinca com as mãos diante do espelho (bate palmas, estuda os movimentos).Início da autonomia, anda, bebe líquidos sem ajuda... Procura insistentemente a participação da mãe em suas atividades e experiências Usa qualificativos ligados a sua experiência (bom, ruim...) Emite uma dezena de palavras, entende uma vintena delas ao menos...
18o mês
Fica sentado sozinho numa cadeira. Sobe e desce escadas segurando-se no corrimão.Começa a saltar sobre os dois pés.Atos coordenados mais complexos: pode, por exemplo, à distância, puxar um objeto pelo cabo ou puxar a coberta que cobre um brinquedo. Estuda os efeitos produzidos por suas atividades: deixa um objeto cair de várias formas ?para ver? (faz o mesmo com a água) .Transporta blocos de construção pela casa, bate-os uns contra os oufros, constrói uma torre com 3 ou 4 cubos. Faz rabiscos espontâneos.Reage como se se evitasse diante do espelho: volta-se de costas, foge...
2 anos
Corre e bate numa bola sem perder o equilíbrio. Empilha objetos em equilíbrio.Começa a refletir para resolver pequenos problemas. Sabe que os objetos estão ali, mesmo se não os vê, através da representação mental. Imita algum gesto mesmo que não haja modelo reconhece-se no espelho .Alinha os blocos de construção e enche carrinhos com blocos.Chama-se pelo próprio nome. Participa da arrumação de suas coisas. Começa a utilização sistemática do ?não?, forma de se afirmar opondo-se ao que o cerca. Constrói frases de 2 palavras, consegue construir frases negativas e interrogativas .Entende cerca de 300 palavras. Comunica-se com gestos, atitudes, mímica, sobretudo com outras crianças.
2,5 anos
Tenta se equilibrar num só pé. Consegue carregar um copo cheio de água sem derrubá-lo.Faz construções verticaís e horizontais com blocos de construção.Emprega o eu? e o ?meu? Participa ativamente do ato de se vestir. Começa a dispensar as fraldas noturnas. Comunica-se com seus semelhantes através de atitudes e gestos.
3 anos
Sobe escadas colocando um pé de cada vez no degrau (só ao subir). Consegue se manter em pé sobre uma única perna Anda de triciclo.Sabe dizer qual é seu sexo Desenha círculos, começa a desenhar um bonequinho. Enumera os elementos que compõem uma ilustração. Interessa-se pelo nome dos objetos .Constrói edifícios com blocos de construção de formas e tamanhos variados, combina-os com trenzinhos, diverte-se mais ao construir do que com a obra acabadaEm geral já não precisa de fraldas, tanto de dia como à noite. Início do uso de meu cãozinho? e do advérbio de lugar (dentro, sobre...) Entende mais de 1000 palavras, pergunta o nome dos objetos Integra progressivamente artigos, pronomes, advérbios à sua fala. Crise de personalidade: opõe-se vigorosamente aos outros, para se afirmar.
4 anos

É capaz de copiar um quadrado, conhece 4 cores Sabe dizer sua idade Faz construções complicadas com blocos, combina-os com os móveis para representações teatrais, faz construções em comum com outras crianças.Aparecem os medos infantis que se diversificam e vão se tornando, progressívamente, medos abstratos(medo da morte, de falhar..) Estuda o efeito de sua mímica sobre os outros. Conhece ao menos uma quinzena de verbos de ação. Diverte-se com palavras que lembram sujeira (cocô).
6 anos

Sabe fazer duas colunas iguais com fichas. Reconhece sua mão direita ou esquerda. Conta até 10 Distingue manhã e noite .Faz cópias de modelos com blocos de construção, usa os blocos para construir e imaginar situações.Manifesta interesse pelas atividades escolares. Começa o aprendizado da leitura .Domina completamente o sistema fonético .Define o objeto pela utilização.
7 anos

Gosta de fazer pequenas coleções .Aumenta seu interesse por dinheiro: conhece o nome das diferentes moedas.Tem noções simples e generalizadas sobre a bondade e a maldade. Tem mais facilidade em decidir, acolher e adotar resoluções simples Põe em dúvida solicitações dos adultos: ?Por que devo fazer isso?" Responde ?já vou...." e adia solicitações. Chora quando criticado ou quando se sente ofendido. Abandona o jogo atirando as peças, quando percebe que perdeu.
8 anos

Aumenta seu interesse por pessoas e lugares distantes no tempo e no espaço. Gosta de obter, possuir e trocar objetos. Quer ter um lugar para guardar suas coisas. Sabe quanto dinheiro tem, planeja o que vai comprarTem mais consciência de si mesmo como pessoa. Dramatiza. Parece considerar-se o centro da cena. Quer que o adulto faça parte de seu mundo. É mais responsável por suas atitudes.
9 anos

Atarefado com suas preocupações, converte-se em ?trabalhador? Faz listas de interesses Pensa no futuro, na história. Interessa-se por aparelhos mecânicos, elétricos, animais Adora fazer coisas. Faz coleções complicadas, classifica-as cuidadosamente. Quer saber quanto custam os objetos .Gosta de música, cinema, TV; livros e estórias em quadrinhos e videogames dominam seus interesses.Mais responsável, pode ter a chave da casa, entrar e sair, fazer compras simples, avisar pelo telefone. Começa estabelecer diferenças. Individuais de criança a criança, evidenciam-se sua individualidade e personalidade.
10 anos

Gosta de patinar, pintar, jogar Tem desejos materiais Programa o que quer fazer nas férias. Começa a pensar no futuro profissional:?vou ser médico?, jogador de futebol? Músico?Cantor?Ator...? Quer ter uma bicicleta, um caozinho. As meninas pensam em ser professoras, escritoras, atrizes,cantoras.As meninas parecem um pouco mais maduras. A justiça é sumamente importante. Quando tem culpa trata de transferi-la aos irmãos ou outro companheiro de travessuras .Discute para impor seu ponto de vista. Forma e participa de "turmas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário