23 de ago. de 2012

Dominando o sentimento de solidão


Ref. Bíblicas: Salmos 68:6, Pv 3:5, Jr 29:11 e Lc 12:7

Quem nunca se sentiu só? Todas as pessoas vivem momentos de solidão durante sua vida. Por mais amigos que você tenha nem sempre estes estarão presentes em todos os momentos. Dizem que a solidão é estar em meio a uma multidão e sentir falta de uma só pessoa. Isso acontece porque anseamos ser compreendidos e amados por alguém.
 Causas aparentes da solidão: carência, dificuldade de relacionamentos, falta de amigos verdadeiros, ansiedade, perda de foco, visão limitada às circunstâncias. Consequências: tristeza, desânimo, auto-comiseração, mudança de humor entre outros.
O sentimento de solidão pode ser prejudicial quando visto a partir de uma ótica apenas negativista. A sensação de solidão deixa nossa alma encurvada, com baixa autoestima, ansiedade, desânimo, e pode levar uma pessoa a desacreditar nas promessas de Deus (Pv 3:5). No entanto não somos capazes de mudar as circunstâncias pelo nosso próprio entendimento, pois nossa visão é muito limitada. (Jr 29:11) Tudo o que acontece em nossas vidas é pela permissão de Deus (Lc 12:7). A sensação de estar só é subjetiva ou seja depende da imagem que você faz dela.  A solidão é um período estratégico para o agir de Deus em sua vida. Além disso a solidão possui certas vantagens: Torna-nos cientes de nossas necessidades e sentimentos; Promove a autodescoberta; É um recurso valioso quando há necessidade de mudança na forma de pensar e encarar a vida; É um período de grande aprendizado, inovação e criatividade. Os momentos mais criativos são os momentos de solidão;Sensação de liberdade;(Ap. Renê Terra Nova) A solidão é um treinamento para a alma para refletirmos quem somos. A solidão não é uma condenação, é apenas um período de ser moldado por Deus.  Em nosso contexto juvenil, a solidão é uma das maiores reclamações dos solteiros. Uma das causas não aparentes da solidão é a falta de intimidade no relacionamento com Deus. Tantos homens quanto mulheres, casados ou solteiros, que não desenvolvam um relacionamento com Deus provavelmente terão problemas com a solidão, pois não está relacionada ao estado civil, e sim ao quanto cada pessoa busca a face de Deus.

O que Deus espera de nós? Ele espera que saibamos lidar com os sentimentos de auto-comiseração  (pena de nós mesmos) de forma a aprender a dominá-los, e tirar lições dos momentos de aprendizado na solidão; Que sejamos solteiros completos, seguros de si mesmo, plenos. 
O que devemos fazer? Monitorar nossos pensamentos e atitudes;Buscar ajuda do Espírito Santo;Evitar pensamentos negativistas da solidão; Continuar crendo nas promessas de Deus, acima das circunstâncias; Parar de dramatizar a vida a sós e passar a desfrutá-la;
Dominar o sentimento de solidão é um exercício de fé e perseverança. Precisamos entender que Deus está nos tratando enquanto estamos solteiros para que possamos viver os sonhos em família. Precisamos tirar as melhores lições dos momentos de solidão e entender que quando mudamos as nossas perspectivas, as circunstâncias também tendem a mudar.

  
Por Simone Messina

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário