27 de mai de 2010

O temperamento Colérico


O Temperamento Colérico demonstra características ligadas a uma pessoa enérgica, independente e que age de forma prática. É ilustrado pelo personagem bíblico Paulo, o apóstolo.

Sugere capacidade natural de liderança e um estilo prático em tudo na sua vida. Otimista, obstinado, sempre está pensando em algo novo e sua mente é repleta de novas ideias, sugestões, contribuições. É intelectualmente bastante ativo. Não só pensa, mas também realiza estes pensamentos.

Extrovertido da mesma forma que o sanguíneo, porém, não de forma tão intensa. Embora bastante ativo e com características positivas, os pontos fracos estão relacionados à sua crueldade e aspereza, ao estilo genioso, impetuoso, autossuficiente, independente.

Bastante produtivo, mas possui um estilo mais analítico e gerenciador, pois não tem grande habilidade para trabalhos que envolvam minúcias ou ainda alto nível de precisão. É voltado para o lado prático das coisas.
Tende a ser uma pessoa de caráter enérgico, vivaz, ativo, ardente.

É decidido. Toma com facilidade decisões para si mesmo como para os outros. É bastante ativo e não precisa ser estimulado pelo meio em que vive; ao contrário, é ele quem estimula seu ambiente com ideias, planos e ambições infindáveis.

Possui um cérebro perspicaz e prático. Sua atividade tem sempre um objetivo. Geralmente, não toma uma atitude vacilante quando colocado sob pressão do que os outros possam pensar nem se torna amedrontado com as adversidades; pelo contrário, elas o animam.

Mostra-se com uma firmeza inabalável e frequentemente, obtém sucesso onde os outros fracassam devido a sua persistência e seu otimismo.

Possui ainda a tendência a ser uma pessoa insensível, irada, autossuficiente, com atos de agressividade ou crueldade. Carrega amarguras e chega a ser rancoroso. É astuto, impaciente, vaidoso, arrogante e orgulhoso.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Cargos de liderança (diretores, donos de empresas), gerentes, direito (advogado, juiz), coordenação ou cargos de chefia, atividades cujo senso de direção e responsabilidade estão ativados. Não suporta a ociosidade nem pessoas com ritmo de trabalho muito calmo ou tranquilo.

Competências Positivas:

* Pró-atividade: capacidade de colocar-se à frente das necessidades e tomar ações práticas na resolução de um problema.
* Tomada de decisão: toma com facilidade decisões tanto para si mesmo como para os outros.
* Resiliência: não se amedronta frente às adversidades e à pressão. Mantém sucesso mesmo naqueles casos em que outros fracassaram.
* Liderança: capacidade de comandar uma equipe e liderá-la de forma natural e ser visto pelos demais como líder.

Pontos a Melhorar:

* Auto-suficiente: pode deixar de lado os demais por acreditar nas suas qualidades e até mesmo não enxergar seus pontos fracos.
* Impaciência: tem um ritmo de tomada de decisão e ação muito independente, podendo não considerar as diferenças individuais.
* Sarcasmo: pode afastar as pessoas por possuir um humor cortante.



FORÇAS FRAQUEZAS
Enérgico - vivaz, ativo, ardente, prático e independente. Vontade férrea e decidido, toma com facilidade decisões para si mesmo como para os outros. Para ele, "a vida é atividade". Por isso, não precisa ser estimulado pelo meio em que vive; ao contrário, é ele quem estimula seu ambiente com ideias, planos e ambições infindáveis. Possui um cérebro perspicaz e prático, sua atividade tem sempre um objetivo. Toma atitudes definidas diante de problemas e, muitas vezes, encontramo-lo em campanhas contra injustiças sociais ou situações prejudiciais à moral. Não vacila sob pressão com relação àquilo que os outros possam pensar nem se amedronta diante das adversidades; elas têm o dom de encorajá-lo. Audacioso, possui uma firmeza inabalável e frequentemente obtém sucesso onde os outros fracassam devido a sua persistência. Otimista e chefe nato. Insensível, irado;

Autossuficiente;
Agressivo, cruel;
Amargo, rancoroso;
Impetuoso, orgulhoso;
Arrogante; vaidoso;
Astucioso, impaciente;
Sarcástico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário